A comunidade de Santo Expedito localizada no bairro FLORESTA, vinculada à Paróquia de São Sebastião de Barbacena, foi criada a partir das missões populares em outubro de 1.999. Com o trabalho de evangelização dos missionários e a participação dos moradores do bairro, viu-se a necessidade de uma Celebração Eucarística pelo menos uma vez por mês, a proposta foi aceita por todos e após esta data passaram a ser celebradas uma missa mensal nas residências dos moradores tendo como celebrante o PADRE CUSTODIO, sendo cada mês na casa de um morador. Vendo esta dificuldade para as celebrações das missas, pois muitos fiéis não eram informados do local da celebração, foi cedida generosamente pelo Sr. Luiz Carlos a garagem de sua residência localizada a Avenida 14 de Agosto, para que se instalasse provisoriamente a capela de Santo Expedito, passando a celebração das missas todos os domingos às 17horas, iniciando também, as atividades pastorais da comunidade. Este horário foi mudado, após uma assembléia, passando para 08:00h, aos domingos.
Com essa mudança, houve maior participação da comunidade nas celebrações, viu-se, então, a necessidade de construir uma capela permanente. A comunidade uniu esforços criando varias atividades como festas, quadrilhas, festivais de prêmios, etc, para angariar fundos para construção da igreja. Foi doado um terreno localizado à Rua João Marinho e deu-se o inicio às obras com a aprovação do nosso pároco Cônego Leandro de Carvalho Matheus, da Matriz de São Sebastião, sendo vigário paroquial Padre Jaime. A base e as paredes da igreja, com o montante arrecadado nas atividades acima descritas e a colaboração de muitos féis, já foi tornando realidade e em pouco tempo concluída, sendo que, no ano de 2003, a festa foi realizada na capela mesmo sem o telhado. Iniciou-se, então, a “CAMPANHA DO TELHADO”, com doações e eventos, conseguiu-se cobrir a capela.
A caminhada para concretização da obra foi longa, mas com muita fé e trabalho, conseguimos concluí-la, estando em condições de acolher os fiéis para as celebrações, que hoje acontecem aos domingos às 07h30, todo dia 19 do mês às 19h30 e toda primeira sexta-feira, 19h30.
Hoje estamos ampliando a edificação, com a construção do Salão Comunitário de Pastoral, para atender às pastorais, em número de seis, em suas atividades.
Passaram por nossa comunidade os padres: Jaime, Cônego Eustáquio, Vander, quando o pároco era o saudoso Cônego Leandro. Hoje temos como Administrador Paroquial Pe. Mauro Lúcio de Carvalho e Vigário Paroquial Pde. Euder Daniane Canuto Monteiro, também tivemos como Vigário Paroquial Pde. Elizeu.